17 de maio de 2017

Requisitos para inovar

Durante a vida profissional, os desafios que envolvem inovação são sempre motivo de preocupação. Andrea Alvares é vice-presidente de Marketing e Inovação da Natura e conversou com o Projeto Draft sobre como enfrentar esses desafios.

Para Andrea, o grande desafio de hoje é sair do lugar intelectual e aterrissar em algo concreto. Todos nós temos a capacidade de ter sonhos, o difícil é mobilizar recursos para capturar uma ideia e transformá-la em algo possível. Na Natura, explica ela, o desafio continua quando se tem que pensar que essa ideia vai chegar na mão de uma rede de consultoras que, quando venderem o produto, se sintam empoderadas e reconhecidas por ele.

A Natura criou em 2014 a Rede Natura, que é o e-commerce da marca, que antes funcionava somente com venda direta e lojas físicas. Apesar do trabalho das consultoras ainda ser a principal forma de venda da marca, Andrea diz que foi preciso se adequar à cultura e lógicas digitais, que tem um ritmo diferente. “Também mostra o quanto o processo de adesão a novas formas de falar, interagir e de fazer negócios tem uma questão cultural, de hábito, e necessita romper uma certa inércia”, diz ela, sobre a criação da Rede.

Andrea completa dizendo que as características de um bom profissional são a curiosidade, a integridade e a coragem. Essas três coisas são necessárias principalmente quando se fala sobre inovação.. Para inovar, é preciso ser curioso sobre a vida, ter coragem para ter atitudes audaciosas e ter capacidade para colocar em risco a reputação. “Você coloca um pouco de você nesse processo, quando se arrisca. Para isso é preciso coragem”, diz Andrea. A integridade é importante para que os objetivos estejam amparados por valores e para que a atuação seja íntegra.

A entrevista completa está disponível no site do Draft.

Fonte: Projeto Draft
Notícias tags:
Ver todos os conteúdos